quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Piripiri PI - Tianguá -CE




Muita alegria, sim muita felicidade ao passar por essas duas cidades que estão ai no título, sabe eu sempre apresentei alguns pré-conceitos sobre o nordeste brasileiro, na verdade, algumas místicas estão caindo sobre meus pés, eu apenas não sabia o que esperar do Nordeste brasileiro, e é assim, como o meu país que cresce de maneira avassaladora que minhas impressões sobre esse projeto só melhoram conforme vamos conhecendo educadores e pessoas realmente preocupadas com o desenvolvimento sustentável de sua região, apesar das críticas que irei fazer, eu so posso ter orgulho de estar presenciando uma mudança no comportamento de muitas pessoas, principalmente os professores, que hoje tem uma missão quase familiar de educar e perseverar na educação de futuros e promissores jovens brasileiros. Hummm compliquei?

Em Piripiri, apesar de não entender muito bem colocação pessoal do prefeito sobre a necessidade de implantar a coleta seletiva em seu município, pois infelizmente algumas pessoas ainda não sabe, qual é a diferença entre Lixão e Aterro Sanitário, hoje mesmo acabei de ver na própria imprensa essa informação errada... ainda se tem a impressão o sobre o lixo.

Prefeito: bom o plástico que aqui tem no lixão, devido ao calor que aqui faz vira pó rapidamente, entra em fusão e desmancha por causa do calor....

Eu: Bom Prefeito, desculpa, mas não é isso que acontece não, o senhor tem certeza que isso é um pensamento correto, ou é preciso implantar pra ontem uma coleta seletiva?

A resposta? Não veio, mas virá, tenho certeza, de alguma forma ela virá!



Apesar de tudo a cidade é linda, limpa aos olhos, muitas arvóres, aconchego, uma paz que só! Tivemos uma ótima presença do público nas escolas e na ação de cinema, que por sinal, apesar do meu pessimismo, estava lotada e muito descontraída. Uma cidade que com certeza pode ser um pólo no Norte do Piauí, se já não é!

Saímos de lá no dia seguinte em direção a Tianguá no Ceará, primeira cidade do estado. Descobrimos numa placa de estrada um lugar que nunca imaginavamos passar um Parque Nacional, o Sete Cidades, apesar do tempo curto, pegamos um desvio de 3 kilometros e fomos até o parque, DEUS existe pessoas. Se a cachoeira do Urubú era linda, o parque me deixou muito emocionado, sequer um cisco de sujeira do homem foi avistada nessa estrada até o portão do parque.

Lá infelizmente só podemos conhecer alguns defensores natos, não podemos continuar lá pela falta de tempo e por vários outros motivos...Pessoas que dão a vida para defender, onças, tucanos, uma vasta quantidade de espécie rastejante, aves, em fim, tudo que podemos presenciar em quinze minutos de travessia do portão até a administração, aqueles homens e mulheres que realmente estão fazendo um trabalho de preservação fantástico, através de palestras para quem quiser entender mais sobre esse ecossistema gigantesco que na verdade está sendo destruído em uma velocidade abominável! Voltaremos lá!






Pessoal falta falar de Tianguá, mas estamos saindo do hotel daqui a pouco, e o tempo é curto, assimq ue eu achar uma lan na próxima cidade eu entro pra terminar o post, enquanto isso, deixo a foto da ação aí!

2 comentários:

  1. voceis forao muito bom quando voceis ven aqui en tiangua .eduardo linharis da silva

    ResponderExcluir
  2. ronaldo brilha muito no corinthians parabens

    ResponderExcluir