sábado, 14 de novembro de 2009

Cerrado brasileiro X A Soja





O que mais me deixa preocupado nessa minha missão de vida, é a questão do desmantamento. Grandes áreas no Maranhão já estão virando pastos e preparadas para o Plantio da soja. São áreas totalmente desmatadas que sequer tem mato crescendo no solo nem o capim aqui é visto.

Assim como em algumas cidades que passamos e vimos a total falta de respeito e pudor de algumas empresas brasileiras e outras estrangeiras, vindo para o nordeste plantar soja há toneladas, e consequentemente criando todo um desiquilibrio no Cerrado, eliminando milhares de animais que vivem nesse territorio, passando suas máquinas pesadas e desimando todo um ecosistema, que apesar de sua aparência pobre tem uma riqueza imensa.

Assim como o lixo que existem em toda cidade, o desmatamento parece ser o meio mais fácil pra se ganhar um dinheiro por aqui, pois parece que não existe a lei, existe a necessidade, então como podemos dizer para um cidadão que ele não pode fazer isso porque é lei, se a própria lei o assegura de direitos básicos? Se quer ele vai conseguir almoçar ou mesmo criar sua família sem seu sustento?

É verdade que o Brasil está crescendo, pra mim que não imaginava isso a 20 anos atrás, é lógico que o agrinegócio vai ser um vilão também nessa questão, assim como foi e é nos USA, pois há imensas áreas que sucumbiram ao extrativismo desordenado, e é mais do que certeza que vamos também passar por isso.

Mas como chegar ao um concenso sobre a necessidde de desmatar para plantar, existem hoje milhões de atividades sustentáveis que permite grupos de moradores ou até cidades aprenderam e desenvolveram meios que permitam essa mudança, e ela não está limitada a nenhum âmbito geográfico e sim a própria falta de póliticas de preservação mais rígidas e principalmente exemplos e punições a modo antigo, assim teriamos mais armas contra o mostro do consumismo mundial, que vende até o que não consegue entregar.

Assim estamos caminhando com a soja, antes já tivemos essa sensação com o gado, agora temos que passar por essa desumana contravensão moral, o que faremos?


Não adianta o Brasil ir lá fora falar sobre a questão do clima mundial, sem antes saber o que realmente saber do câncer que agride sua constituição, os enteresses de algumas empresas estrangeiras, que provavelmente não deixaram aqui suas riquezas abtidas através do nosso ecosistema. Hoje temos que combater essa manipulação agricula também cobrando dos assentados do governo um compromisso e atitude com seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário