sábado, 14 de novembro de 2009

Itapecuru Mirim - Chapadinha - São Bernado - Esperantia PI


Bom pessoal, é o seguinte, sabe aquele ditado de que filho de peixe, peixinho é!
Então ela se aplica aqui no Maranhão, com ênfase nos territórios póliticos ou mesmo na falta de capacidade de governar.

Não sei se foi as décadas de problemas financeiros ou administrativos da família Sarney aqui no Maranhão e até aproveitando o ensejo de colocar ex-seguranças para se apoderar de algumas prefeituras, como podemos ver em algumas cidades maranhenses, todo estado é cortado por estradas péssimas e perigosas, mas talvez agora, de alguns anos pra frente isso mude com a vinda do pessoal da soja, agora também mudaram os interesses né sarnezada!

Pelo contrário, graças a Deus o povo, o povo de Deus, aquele que acredita e batalha ainda encontra-se em algumas cidades, foi assim nessas três últimas conseguimos atingir nosso objetivo maior. Conscientizar a população que apareceu em peso, seja nas ações na escola ou mesmo nas praças públicas da obrigação para com o meio ambiente. Gostaria de agradecer todos os mestres, todas as pessoas que nos ajudaram e nos mantêm de cabeça erguida, mesmo com todas as dificuldades e o pessimismo de alguns, obrigado de verdade pelo apoio! Nós que muitas vezes estamos sempre pensando em cobrar uma postura sobre o meio ambiente.



cidade de Esperantina -PI atingida por uma inundação no inverno desse ano 2009

Assim como Esperantina outros municípios que fazem margem ao Rio Longá foram atingidos, segundo alguns moradores que foram criados aqui, nunca se viu tanta quantidade de lixo barrado pela ponte que, uma cena contemplada por muitos e mesmo assim esquecida até a próxima enchente.

Depois de quase 8 décadas e algumas administrações passadas, finalmente Esperantina no Piaí tem um secretário de meiuo ambiente, um secretário poeta, conhecedor e estudioso do problema ambiental na região, ao amigo Elias, que você permaneça sempre a frente desses jovens lutanto para que a preservação seja um assunto constantemente discutido em sala de aula.

3 comentários:

  1. Olá amigos, sou a diretora da escola Municipal Umbelino Rebêlo de Esperantina, gostaria de agradecer a presença de vcs em nossa escola e dizer que a vinda de vcs foi de grande importância, pena q ñ deu pra ir em todas as escolas mais vamos fazer de tudo pra repassar o q aprendemos para as outras. Percebi q depois da vinda de vcs alguns alunos já mudaram o seu jeito de pensar sobre a preservação do meio ambiente, começaram pela limpeza da escola, estão mais preocupados e eisso graças a vcs. Parabés pelo excelente trabalho e o relatório vou mandar por email. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Valda, ficamos feliz por saber que ainda existem pessoas dispostas a arregaçar as mangas e mudar seus pensamentos antes, apenas, esquecidos! Fiquem com Deus e estamos aqui pra ajudar no que for preciso!

    ResponderExcluir
  3. mas conta uma coisa, ou melhor, me ajuda a entender... Se o Maranhao é assim e se os sarneys da vida é q colaboram pra continuar assim, como é que eles são eleitos com currais eleitorais dai mesmo?

    ResponderExcluir