terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tudo é tudo nada é nada

Colinas e São Mateus do maranhão:

Essa cidade tem muita coisa pra falar, eita nós, me segura, drobra eeeeeeee!
Sim droba, toda vez que pergunto onde fica algum lugar fico confuso e me pergunto, será que eu é que to falando errado?

Tripulação-Um hotel por favor?
Cidadão - Hum hotel, você vai reto, droba ali ohhhhhhh, droba di novo pra lá e de novo segue o reto!
Tripulação- Hummmmmmmmm

Bom, como conseguimos entender onde ir, claro, antes de alguns quarteirões perdidos e estressantes perante a falta de coordenação tripológica, chegamos há um hotel maravilhoso, cheio de carro e movimento, magavia! Econtramos um hotel graças a Deus! Nem imaginavamos o que viria pela frente. Bom, pra relaxar, iriamos começar a ação as duas horas da tarde, mas um único problema acabou com todo um ciclo de alegria!

O feriado da Sexta e Segunda quebrou o embalo de algumas prefeituras que anteciparam seus feriados e outras adiantaram, afeeeeeeeeee, humpft! Foi como foi, jantamos graças a Deus no hotel e foi só, a felicidade acabará ali, naquele momento, quando chegamos a escola, um calor infernal,até os maranhenses estão estranhando esse clima, muito suor e água, água e suor! Vocês do Sul não podem imaginar quanta a coisa aqui é quente! A própria falta de respeito da prefeituram com sua população, a falta de apoio técnico e a má divulgação por parte desses funcionários meias-bocas de algumas prefeituras( os puxa voto, sabe como é?), que recebem uma secretária de cultura ou seja seu cargo administrativo... em fim, fizeram o projeto e o nosso humor ir desmanchando de incovenientes, bem diferentes de outras cidades por onde passamos, onde toda infraestrutura já estava pronta ou existiam pessoas para nós auxiliar no que fosse possível, e muitas vezes não exigimos nada, apenas a presença!

Paulo - Algumas coisas deixamos passar por achar que seria muita picuinha, mas, nem tudo!


Infelizmente ainda existem pessoas que se apoderam do poder público para fazer tudo, menos favorecer a população com algo de novo e realmente importante, neh, alguns vereados e prefeitos de algum qualquer e não menos diferente cidade de um ou de outro estado, ser chamado de mané! Sim já que outro nome pode ofender a classe!

Mas, isso tudo passa desapercebido, ou mesmo parece não ter acontecido,
quando encontramos pessoas que já mudaram sua consciência e chamaram a responsablidade sobre o lixo, são alguns alunos que nos procuram com muita vontade de vencer, de serem pessoas pensantes e não se acomodam com a situação, elas existem, é fácil percebe-las, elas estão atentas a nossa palestra, mostram sua indignação através de sinais de cabeça e elas estão por toda a parte, não é a grande parte, mas realmente está lá, é preciso cavucar o poço, mostrar a saída, que elas aparecem. Foi assim com o Romario e o Ira, que fizeram uma bateria de perguntas pra gente como montar uma cooperativa de catadores de lixo, digo matéria prima, essa é a verdade, até no modo como nós falamos do lixo precisa mudar!


Sobre Colinas tenho muita pena das pessoas que dependem de cultura e informação, pois sequer havia 7 pessoas para assistir a exibição do filmes, infelizmente havia uma placa logo no fundo da praça que dizia: Primeiro congresso regional de esporte, cultura e lazer, bom, paradoxo não é mesmo.

Assim como temos que pensar que na costituição federal o artigo 225 diz que nós brasileiros temos o direito de ter um meio-ambiente equilibrado e é nosso dever mante-lo assim, fica a pergunta; porque ainda não se prendeu ninguém por estarem devastando o serrado brasileiro sem ao menos perceber que esse ecosistema pode mantêr milhares de famílias plantando, sustentabilizand0-se com pequenos plantios e colheitas ao ínves de enriquecer pequenos grupos de pessoas?


Essa questão é mais que apenas reciclagem do lixo, ela chacoalha nossa indentidade e nosso caratér como seres pensantes!

Bom, estou indo embora, a LAN tá fechando, ta á calor e eu to com sede, amanhã eu volto!


Falta falar da Mama brusqueta , sobre o Banco Itaú que só me deixa transtornado... ETC

4 comentários:

  1. Olá pessoal do projeto Reciclo, fiquei feliz por saber que visitaram nossa cidade de São Mateus do Maranhão - MA, porém fiquei triste com a receptividade que tiveram por parte destas coisas (pessoas ao contrário) que se apoderam de um tal poder (que na verdade não existe). Sucessos a vcs nas viajens e estarei acompanhado através deste blog. Postei a visita de vcs no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. ok meu caro, postai algo sobre o que de fato vc me madou no e-mail. dê uma olhada, é só dobrar a esquerda... rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Obrigados a todos que participaram da palestra, ficamos feliz de poder ajudar e compartilhar a informação que temos sobre coleta seletiva.

    ResponderExcluir