sábado, 17 de outubro de 2009

Formosa do Rio Preto e Monte Alegre BA/PI


Ai pessoal desculpe pela demora, a internet aqui não existe, só podemos postar fotos e vídeos no Maranhão, daqui a uma semana, no mais, ai vai algumas fotos de Formosa do Rio Preto, linda cidade da Bahia, última que fizemos no estado, agora estamos no Piauí, já passamos por Monte Alegre e estamos em Bom Jesus no Piauí, ainda faltam mais duas cidades, aqui no Estado.


Fizemos muitas amizades por aqui, sem dúvida a que mais vai deixar saudades é do pessoal do Exército Brasileiro, heróis do Haiti, que conhecemos aqui na Bahia... Voltaremos pra contar mais, e aprofundarmos em alguns assuntos tão importantes como o desmatamento em nome da soja que rola por aqui!

Então, aqui em Bom Jesus no Piauí assim como em Monte Alegre fizemos uma ótima apresentação, foi além das expectativas, pois, tudo foi bem articulado com os moradores e os professores dessas cidades. É bom quando as Secretarias nos recepcionam, pois ficamos mais preocupados em fazer a palestra ser objetiva e espontânea, focada na questão do meio ambiente, já que por aqui algumas prioridades são colocadas de maneira mais importante, fica claro que a preocupação é menor e as ferramentas precárias para solucionar o problema do lixo.

Então fazer parte desse projeto é acreditar na mudança na mentalidade das pessoas em relação à sua cidadania em defesa do meio ambiente, já que o artigo da constituição federal deixa claro que cabe ao poder público levar informação e cuidar do meio onde vivemos é sua obrigação; artigo 225 da CFB, mais é nosso dever cuidar desse patrimônio. Se pensarmos que no último censo em 2006 apenas 350 de 5.650 municípios no Brasil cuidam e fazem coleta seletiva temos uma grande responsabilidade pela frente , mais até do que eu imaginava!

Se eu pudesse abrir a cabeça das pessoas e implantar um chip que formaliza-se todo esse trabalho, seria bem melhor, mais como não existe essa chance, a voz dessas tripulações, como a nossa, é essencial para o futuro do nosso país, um dos maiores produtores de gases que aceleram o efeito estufa no mundo! Esse olhar, para um trabalho de formiguinha, como é o nosso, vai além, mais do que qualquer emissora de TV ou rádio, pois estamos ali, olhando diretamente no olho da criança, aguçando nela a responsabilidade que ela tem com seu quintal. É gratificante, saio realizado como pessoa de toda palestra, toda apresentação e conversa ao pé do ouvido com essas crianças, que se quer tiveram acesso à água limpa, saneamento básico, há uma merenda, um ventilador, ou mesmo há um dentista. Levamos muito mais para esses futuros homens, levamos cidadania, levamos uma palavra de libertação!

Sem o incentivo do Governo Federal e de empresas que se preocupam com o bem-estar e não escondem sua responsabilidade com meio ambiente, ações desse tipo, não aconteceriam, e não podem acontecer isoladamente, é extremamente importante gritar e elevar o assunto cada vez mais, tem que existir mais verdades como essa, fazer isso é pra ontem, massivo, fomentar, multiplicar ações de forma intensiva, é isso que eu quero para o meu país, pois as belezas e as lágrimas de emoção que já tive aqui vieram do mesmo lugar, de onde veio todo o resto da humanidade, da mãe natureza! Eu tenho orgulho do meu país, tenho orgulho de estar aqui!


Exercito Brasileiro

Gostaria de falar sobre pessoas que conhecemos aqui no interior da Bahia, pessoas que serão amigos pelo resto de nossas vidas, assim, pessoas queridas que toda a tripulação do Virgulino 13 não esquecerá!
Em Formosa do Rio Preto, depois de uma viagem sobre fortes ventos e estrada ruim, chegamos! Havia um batalhão inteiro do Exercito na mesma pequena pousada que ficamos, eles estavam mapeando a fronteira da Bahia, um trabalho sério extremamente importante, ficamos honrados de partilhar desses dias com vocês, ainda falamos de vocês com ótimas lembranças, as suas histórias heroínas no Haiti e os câmbios que fizemos, foram dias agradáveis, é pena que tivemos que ir embora, outras estradas estão pela frente assim como outras missões, mas jamais estaremos longe, vocês já são nossos irmãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário