segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais tempo para queimar




Não é por acaso que estamos vendo uma grande discussão mundial sobre a questão do aquecimento global, em Copenhague grandes esforços e discursos inflamados caminham lado a lado com a mentira e com interesses nacionalistas, porque não dizer, capitalistas ao extremo. A China que chegou dizendo que não iriam mais poluir tanto, ficou no seu cantinho só esperando a vez e quieta para não se envolver tanto assim com a emoção dos mais pobres paises.

Assim também fez os paises da Europa que não se comprometeram em nada com um fundo para desenvolver novas tecnologias para geração de energia e desenvolvimento sustentável, até aqui apenas especulações de que ele pode ser criado, para ajudar os paises emergentes, como alguns paises da África a criarem subterfúgios inteligentes para gerar energia e crescer sem comprometer a economia.

Assim também chegou o Brasil, o país que mais eleva a quantidade de CO2 na atismosfera anualmente, e que vem sofrendo com a mudança real no clima dizendo que essa responsabilidade é dos paises ricos e que não tem nada para somar nessa questão sobre as emissões até hoje.

O grande problema do Brasil nessa questão é disse que me diz, ao invés de olhar pra fora e ficar apontado o dedo para as estrelas, o Brasil deveria dar o exemplo e contribuir seja lá quanto for, mas participar dessa cesta de boas ações trazidas pelo Papai Noel nesse mês.

O Brasil está crescendo sim, mas vejo aqui uma necessidade quase política de fazer tudo errado, assim foi à questão levantada por Marina Silva hoje na Dinamarca, segundo a pré-canditada do PV a presidência da Republica, o Brasil vai dar mais tempo para o desmatamento e as queimadas acontecerem sem serem fiscalizados. A proposta do governo é que os proprietários rurais regularizem suas áreas sem serem fiscalizados até 2012, quando estarão a lei entrará realmente em vigor, dando mais tempo para desmatar sem serem incomodados.

Será que alguns senhores da política não viajam de avião pelo país, ou não tem tempo para olhar pela janela enquanto conta os maços de dinheiro, a quantidade de queimadas conscientes feitas todos os dias em várias partes do nordeste por exemplo, será que esses interesses políticos de bancadas ruralistas nunca serão realmente confrontados?

Um comentário:

  1. Oi!!!! Vim aqui retribuir a visita! E dizer que enquanto rasgo seda com problemas pessoais existenciais, tu faz o nobre trabalho de defender a casa de todos nós! Nosso planeta!

    ResponderExcluir