segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Água: você tem obrigação de preservá-la


Imagine o seguinte: Calor de 43º c, não venta, o sol é parecido com o do meio-dia, mas ainda são 8 da manhã, você já fez todos os movimentos possíveis da educação física do tempo da escola, suando com a garganta seca e louco para beber água quando você a encontra, olha para a cor d'agua e pergunta será que é seguro, de onde ela veio, porque a cor dela é assim?

A resposta não vem do jeito que você imaginava, e então você toma?Ao passar pelo açude de onde essa água vem, percebemos uma quantidade enorme de uma espécie de alga que retira da água o oxigênio além de urubus, jegues, cavalos, porcos que matam sua sede bem tranqüilos sobre o sol, ai sim do meio dia!


Muitas pessoas depois de olhara cor dessa água não à beberiam certo? Pois saibam que muitos alunos, professores e munícipes ainda bebem dessa água de cor amarelada e de gosto estranha por várias e várias cidades de todo o país. No Nordeste especificamente no Maranhão e no interior do Ceará o que mais encontramos foi essa cena se repetindo. É claro que o organismo de algumas pessoas, se é que existe essa chance já está muito bem adaptado ao tipo de água é o estrago que ela pode trazer, nem reclamam e mandam pra dentro sem medo, mas não é bem assim.

Ao passar pelo açude de onde essa água vem, percebemos uma quantidade enorme de uma espécie de alga que retira da água o oxigênio além de urubus, jegues, cavalos, porcos que matam sua sede bem tranqüilos sobre o sol, ai sim do meio dia!

É claro que essa água é fervida e passa por um processo de filtragem antes de beber, mas ao experimentar a água para matar minha sede o dia subseqüente não foi nada bom, diarréia, foi os sintomas encontrados. Eu tive esse pequeno problema intistinal, mas o Cláudio ficou na boa. Será que foi a água?

Não há água em muitos municípios do Brasil, na maioria das vezes ela aparece através de carro pipa, que por sua vez, também retira a água de açudes para abastecer a população, um problema histórico que a maioria dos grandes centros ainda não tiveram, pelo contrário o desperdício é enorme! Então quando você for tomar aquele banho de sempre que leva de 40 à 1 hora no banheiro pense nessas pessoas que sequer tem água potável para beber!

Um comentário:

  1. Gostei do post. Experiência sincera. Sou do Maranhão e presenciei várias vezes cenas como a que vc descreveu.

    ResponderExcluir