terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aracati o lixo e o camarão!

TANQUE DE CRIAÇÃO DE CAMARÃO CINZA, EM ARACATI UM DOS MAIORES QUE VISITAMOS

Não é apenas o lixo nem mesmo a energia fóssil que incomoda ambientalistas de todo o mundo, é claro que vivemos almejando uma nova cultura no pensamento coletivo, e de novo toco nesse tema, a consciência coletiva, até mesmo para enfrentar e fomentar o debate sobre as várias questões que de um jeito ou de outro fazem parte cotidianamente de nossa vida, e irão fazer diferenças lá no futuro!


Através do projeto que estamos fazendo por todo território nacional, encontramos pessoas realmente fiéis aos princípios cidadãos, ética coletiva, respeito, que de alguma forma pensam na coletividade e não apenas em seu quintal, pessoas que vão além, que interagem com o social e busca alternativas para não fragmentar o meio em que vive.

Sabemos que para exercer algumas atividades comerciais, passamos por vários princípios burocráticos, abertura de empresa, pagamentos de funcionários, tributos fiscais, fiscalização sanitária, fiscalizações que apenas trazem benfeitorias a prefeituras e ao governo de certa forma. Mas por outro lado, o que produzimos não é bem fiscalizado como algumas empresas de cosméticos, remédios para emagrecer, em fim, uma quantidade absurda de produção para o consumo de vários setores e necessidades.


Em Aracati, cidade do Interior do estado do Ceará, tem um grande celeiro de cultivo de camarões cinza, a carcinicultura, que produz hoje cinco vezes mais do que em 2003. Não só pela pesca de arrasto no mar que transformou a pesca artesã em pesca industrializada, motorizada devido ao grande consumo que passou de 10% internamente para 70% em cinco anos( Fonte Instituto Terramar), alguns produtores estão produzindo camarão cinza em cativeiro, com grandes tanques (foto detalhes vermelhos)produzindo cada vez mais sem controle.

O grande problema que vimos e ouvimos nessa questão é referente a problemática do desequilíbrio ambiental, pois esses tanques mal planejados podem contaminar o lençol freático através da sanalização, assim como o chorume que pode contaminar através do lixo, levando a contaminação e o desequilíbrio ambiental por toda a parte, nesse caso contaminando o mangue e dificultando o plantio, pois a terra esta sanalizada.

O grande problema enfrentado em Aracati é referente à questão dos tanques não terem capacidade de impermeabilização e também a questão das enchentes provocadas pela grande quantidade de chuva derrubar as barragens e levar os camarões para o mar, pois essa espécie cinza acaba tomando conta de toda área marítima e atacando outras espécies de camarão, como já acontece, além de mudar cursos de do mangue para levar água para os tanques.

Veja na foto abaixo como isso já aconteceu e como o meio ambiente por lá já está desequilíbrio. A linha azul acompanha o curso do rio, e logo ao lado os tanques de camarão.




Um comentário: