sábado, 2 de janeiro de 2010

Ciclo viciado!





Você desperdiça comida?

Se você tem um restaurante ou ainda é daqueles que come mais do que a boca, fique ciente de duas coisas, básicas e bem reais.

A primeira é a questão da falta de consideração com o ser humano que sente fome e que não tem nada para comer no seu dia-a-dia, aquele mendigo que você vê jogado como animal nas ruas pode estar passando fome, ou mesmo aquele cortiço que existe próximo ao seu bairro onde dezenas de pessoas moram ao mesmo tempo, pode ter certeza lá tem alguém passando fome, ou até mesmo num condomínio rico pode ter alguém passando fome, pois é! Isso acontece, e, no entanto ainda se desperdiça quantidades absurdas de comida por todo o Brasil, restaurantes, ou mesmo aquele Hotel super chique que os gringos vêm se hospedar, tipo César Business, Grant Hait, Hotel Renaissance (esse eu posso falar porque trabalhei lá, mas não é diferente dos outros) e até os mais chulés dos hotéis ou mesmo restaurantes ainda jogam quantidade de comidas absurdas no lixo. Ah mais estão ruins, apodreceram, será? Segundo a ONG Banco de alimentos, cerca de 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar.
Enquanto a fome é avassaladora em quase todo país, o desperdício é assustador. Estranho não!
Como posso definir essa posição? Minha, sua e de todos nós!

Segundo: Quando não se aproveita os alimentos de maneira correta ao longo da cadeia produtiva , 1,4% do PIB Brasileiro some, quer dizer 17,25 bi de reais somem, isso mesmo, simplismente somem, jogados fora. Isso pode fazer relação como um monte de coisa, energia, pesticidas, transportes, geração de energia, mão de obra em fim. Estimativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo (relatório de 1992).
Por exemplo, cerca de 10 mil de alimentos entram na Ceagesp diariamente, 1% desses produtos vão parar no lixo. Cem toneladas kilos/dia é jogada fora, sendo que 50% desse lixo pode ser utilizado para alimentação. Nós estamos apenas pensando nos lucros através da venda desse produto, mais se ele vai para o lixo que valor é esse?



Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.
Fonte: Caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003).


Uma família geralmente joga fora 20% dos alimentos que compra semanalmente.
Isso significa a perda de 1 Bilhão de dólares por ano, ou seja dinheiro que alimentaria 500 mil famílias. Fonte: Akatu, 2004.

Você já viu um fim de feira? Quanto alimento sendo jogado fora, o que precisamos fazer é sempre pensar, será que essa produção em massa, esse consumismo exagerado tem mesmo fundamento, será que eu não faço parte disso, ou eu, vou conseguir fazer parte dessa mudança, pois tudo está ligado, como posso pensar em cuidar da natureza, se eu consumo também de maneira estúpida, sem pensar que muitas matas estão sendo queimadas, o CO2 aumentando, o chorume se espalhando cada vez mais pelo lençol freático devido essa grande quantidade de lixo sendo exportada para o lixão, é tudo um ciclo cada vez mais perverso. Onde eu vou parar?



Aqui você tem mais informações sobre como mudar esse pensamento.
http://www.bancodealimentos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário