terça-feira, 30 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
Voltamos para o Nordeste
Olá Amigos, como estão todos, voltamos ao Nordeste para realizar as outras ações que faltavam. Foi muito especial e gratificante passar pelo nordeste brasileiro e descobrir milhares de novas possibilidades de continuar a desenvolver a consciência coletiva em jovens cidadãos, os mesmos que terão a responsabilidade de cultivar a semente que plantamos e regamos todos os dias!
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Faça como a Lia Oteluma, manifeste-se, mobilize-se!
Arrepia ouvir a Lia Oteluma, uma power girl, com poderes além do conhecimento, ela é a mais nova participante, quer dizer tripulante do Virgulino13, pois ele é a nossa ferramenta de consientização e mobilização, obrigado Lia, espero ver você mais vezes por aqui, caminhando junto, pensando coletivamente e desepenhando sua cidadania de maneira majestosa, valeu!
domingo, 3 de janeiro de 2010
E você acredita nisso?

"Não existe aquecimento global", diz representante da OMM na América do Sul Por Carlos Madeiro
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Com 40 anos de experiência em estudos do clima no planeta, o meteorologista da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion apresenta ao mundo o discurso inverso ao apresentado pela maioria dos climatologistas. Representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Molion assegura que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. Ele também diz que há manipulação dos dados da temperatura terrestre e garante: a Terra vai esfriar nos próximos 22 anos.
Esse Senhor que diz ser pesquisador e professor da Universidade Federal pode contaminar várias pessoas com seu discurso "inteligente" segundo ele algumas vezes é proibido de falar, mas leia sua entrevista na integra no site do UOL, link ai em baixo, e tire suas conclusões!
Leia a entrevita na integra e tire suas conclusões!
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.jhtm
sábado, 2 de janeiro de 2010
Marco Civil na Internet pode ajudar em discussões ambientais
A grande discussão na Internet hoje é a questão da Construção colaborativa de Marco Civil para a Internet no Brasil. Todos sabem que o país vive em uma democracia certo? Sabem mesmo? Bom acredito que sim, mas o tema democracia pode ser discutido de maneira fervorosa no site do Ministério da Cultura, http://culturadigital.br/marcocivil o que para alguns mostra o grande interesse de todos os cidadãos em criar regras para o uso da Internet, assim como por exemplo responsabilizar empresas por não prestarem serviços de banda larga adequado,s valores abusivos por serviços ruins comparados a outros mercados mundiais ou mesmo punir judicialmente usuários mal intencionadas da rede, etc...
Essa discussão é ótima e democrática, mas o que isso tem a ver com o Virgulino13? Bom, gostaria que debates públicos de vários setores ou vertentes fossem criados dessa forma, assim poderíamos participar de verdade, falar realmente aquilo que pensamos, dentro da lei, sem punição por ser direito adquirido se expressar, autorgando o direito de debater publicamente votações também em casas legislativas e, talvez agilizando debates sobre meio ambiente, projetos de leis ou mesmo impeachment, seria de grande validade ter meu voto legitimado como cidadão nesses casos, assim seria interessante poder discutir, por exemplo, a questão Soja transgênica, me daria o direito de votar como cidadão, legitimar a Internet é legitimar o cidadão também, isso seria bom nesse sentido!
Ciclo viciado!
Você desperdiça comida?
Se você tem um restaurante ou ainda é daqueles que come mais do que a boca, fique ciente de duas coisas, básicas e bem reais.
A primeira é a questão da falta de consideração com o ser humano que sente fome e que não tem nada para comer no seu dia-a-dia, aquele mendigo que você vê jogado como animal nas ruas pode estar passando fome, ou mesmo aquele cortiço que existe próximo ao seu bairro onde dezenas de pessoas moram ao mesmo tempo, pode ter certeza lá tem alguém passando fome, ou até mesmo num condomínio rico pode ter alguém passando fome, pois é! Isso acontece, e, no entanto ainda se desperdiça quantidades absurdas de comida por todo o Brasil, restaurantes, ou mesmo aquele Hotel super chique que os gringos vêm se hospedar, tipo César Business, Grant Hait, Hotel Renaissance (esse eu posso falar porque trabalhei lá, mas não é diferente dos outros) e até os mais chulés dos hotéis ou mesmo restaurantes ainda jogam quantidade de comidas absurdas no lixo. Ah mais estão ruins, apodreceram, será? Segundo a ONG Banco de alimentos, cerca de 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar.
Enquanto a fome é avassaladora em quase todo país, o desperdício é assustador. Estranho não!
Como posso definir essa posição? Minha, sua e de todos nós!
Segundo: Quando não se aproveita os alimentos de maneira correta ao longo da cadeia produtiva , 1,4% do PIB Brasileiro some, quer dizer 17,25 bi de reais somem, isso mesmo, simplismente somem, jogados fora. Isso pode fazer relação como um monte de coisa, energia, pesticidas, transportes, geração de energia, mão de obra em fim. Estimativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo (relatório de 1992).
Por exemplo, cerca de 10 mil de alimentos entram na Ceagesp diariamente, 1% desses produtos vão parar no lixo. Cem toneladas kilos/dia é jogada fora, sendo que 50% desse lixo pode ser utilizado para alimentação. Nós estamos apenas pensando nos lucros através da venda desse produto, mais se ele vai para o lixo que valor é esse?
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.
Fonte: Caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003).
Uma família geralmente joga fora 20% dos alimentos que compra semanalmente.
Isso significa a perda de 1 Bilhão de dólares por ano, ou seja dinheiro que alimentaria 500 mil famílias. Fonte: Akatu, 2004.
Você já viu um fim de feira? Quanto alimento sendo jogado fora, o que precisamos fazer é sempre pensar, será que essa produção em massa, esse consumismo exagerado tem mesmo fundamento, será que eu não faço parte disso, ou eu, vou conseguir fazer parte dessa mudança, pois tudo está ligado, como posso pensar em cuidar da natureza, se eu consumo também de maneira estúpida, sem pensar que muitas matas estão sendo queimadas, o CO2 aumentando, o chorume se espalhando cada vez mais pelo lençol freático devido essa grande quantidade de lixo sendo exportada para o lixão, é tudo um ciclo cada vez mais perverso. Onde eu vou parar?
Aqui você tem mais informações sobre como mudar esse pensamento.
http://www.bancodealimentos.org.br
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
MC Ralph , 2080 a falta de consciência no passado acabou com o futuro!
Essa reflexão que volta do futuro em forma de mensagem protesto e transforma em pensamento coletivo nossas dúvidas sobre o futuro, alerta para a necessidade de fazer algo agora. Assim profetisa o que parece ser obvio para pesquisadores e cientistas dos dias de hoje.
Mas e ai humanidade do ano 2080 o Mc Ralph estava certo? Pagamos caro pra ver ou viramos esse jogo a tempo?
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Água: você tem obrigação de preservá-la

Imagine o seguinte: Calor de 43º c, não venta, o sol é parecido com o do meio-dia, mas ainda são 8 da manhã, você já fez todos os movimentos possíveis da educação física do tempo da escola, suando com a garganta seca e louco para beber água quando você a encontra, olha para a cor d'agua e pergunta será que é seguro, de onde ela veio, porque a cor dela é assim?
A resposta não vem do jeito que você imaginava, e então você toma?Ao passar pelo açude de onde essa água vem, percebemos uma quantidade enorme de uma espécie de alga que retira da água o oxigênio além de urubus, jegues, cavalos, porcos que matam sua sede bem tranqüilos sobre o sol, ai sim do meio dia!
Muitas pessoas depois de olhara cor dessa água não à beberiam certo? Pois saibam que muitos alunos, professores e munícipes ainda bebem dessa água de cor amarelada e de gosto estranha por várias e várias cidades de todo o país. No Nordeste especificamente no Maranhão e no interior do Ceará o que mais encontramos foi essa cena se repetindo. É claro que o organismo de algumas pessoas, se é que existe essa chance já está muito bem adaptado ao tipo de água é o estrago que ela pode trazer, nem reclamam e mandam pra dentro sem medo, mas não é bem assim.
Ao passar pelo açude de onde essa água vem, percebemos uma quantidade enorme de uma espécie de alga que retira da água o oxigênio além de urubus, jegues, cavalos, porcos que matam sua sede bem tranqüilos sobre o sol, ai sim do meio dia!
É claro que essa água é fervida e passa por um processo de filtragem antes de beber, mas ao experimentar a água para matar minha sede o dia subseqüente não foi nada bom, diarréia, foi os sintomas encontrados. Eu tive esse pequeno problema intistinal, mas o Cláudio ficou na boa. Será que foi a água?
Não há água em muitos municípios do Brasil, na maioria das vezes ela aparece através de carro pipa, que por sua vez, também retira a água de açudes para abastecer a população, um problema histórico que a maioria dos grandes centros ainda não tiveram, pelo contrário o desperdício é enorme! Então quando você for tomar aquele banho de sempre que leva de 40 à 1 hora no banheiro pense nessas pessoas que sequer tem água potável para beber!
sábado, 19 de dezembro de 2009
Anúncios bem bolados!
Uma associação de proteção ao meio ambiente e sua agência de publicidade tiveram a idéia de colocar outdoors logo acima de buracos de esgotos para dar a idéia de que água suja é como cocô. Eles queriam despertar o cuidado das pessoas para com o ambiente por meio de fortes impactos visuais e até aversão física.
Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.Valeu Angela Squarça por colaborar com o blog!
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Aracati o lixo e o camarão!

Não é apenas o lixo nem mesmo a energia fóssil que incomoda ambientalistas de todo o mundo, é claro que vivemos almejando uma nova cultura no pensamento coletivo, e de novo toco nesse tema, a consciência coletiva, até mesmo para enfrentar e fomentar o debate sobre as várias questões que de um jeito ou de outro fazem parte cotidianamente de nossa vida, e irão fazer diferenças lá no futuro!
Através do projeto que estamos fazendo por todo território nacional, encontramos pessoas realmente fiéis aos princípios cidadãos, ética coletiva, respeito, que de alguma forma pensam na coletividade e não apenas em seu quintal, pessoas que vão além, que interagem com o social e busca alternativas para não fragmentar o meio em que vive.
Sabemos que para exercer algumas atividades comerciais, passamos por vários princípios burocráticos, abertura de empresa, pagamentos de funcionários, tributos fiscais, fiscalização sanitária, fiscalizações que apenas trazem benfeitorias a prefeituras e ao governo de certa forma. Mas por outro lado, o que produzimos não é bem fiscalizado como algumas empresas de cosméticos, remédios para emagrecer, em fim, uma quantidade absurda de produção para o consumo de vários setores e necessidades.
Em Aracati, cidade do Interior do estado do Ceará, tem um grande celeiro de cultivo de camarões cinza, a carcinicultura, que produz hoje cinco vezes mais do que em 2003. Não só pela pesca de arrasto no mar que transformou a pesca artesã em pesca industrializada, motorizada devido ao grande consumo que passou de 10% internamente para 70% em cinco anos( Fonte Instituto Terramar), alguns produtores estão produzindo camarão cinza em cativeiro, com grandes tanques (foto detalhes vermelhos)produzindo cada vez mais sem controle.
O grande problema que vimos e ouvimos nessa questão é referente a problemática do desequilíbrio ambiental, pois esses tanques mal planejados podem contaminar o lençol freático através da sanalização, assim como o chorume que pode contaminar através do lixo, levando a contaminação e o desequilíbrio ambiental por toda a parte, nesse caso contaminando o mangue e dificultando o plantio, pois a terra esta sanalizada.
O grande problema enfrentado em Aracati é referente à questão dos tanques não terem capacidade de impermeabilização e também a questão das enchentes provocadas pela grande quantidade de chuva derrubar as barragens e levar os camarões para o mar, pois essa espécie cinza acaba tomando conta de toda área marítima e atacando outras espécies de camarão, como já acontece, além de mudar cursos de do mangue para levar água para os tanques.
Veja na foto abaixo como isso já aconteceu e como o meio ambiente por lá já está desequilíbrio. A linha azul acompanha o curso do rio, e logo ao lado os tanques de camarão.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Mais tempo para queimar
Assim também fez os paises da Europa que não se comprometeram em nada com um fundo para desenvolver novas tecnologias para geração de energia e desenvolvimento sustentável, até aqui apenas especulações de que ele pode ser criado, para ajudar os paises emergentes, como alguns paises da África a criarem subterfúgios inteligentes para gerar energia e crescer sem comprometer a economia.
Assim também chegou o Brasil, o país que mais eleva a quantidade de CO2 na atismosfera anualmente, e que vem sofrendo com a mudança real no clima dizendo que essa responsabilidade é dos paises ricos e que não tem nada para somar nessa questão sobre as emissões até hoje.
O grande problema do Brasil nessa questão é disse que me diz, ao invés de olhar pra fora e ficar apontado o dedo para as estrelas, o Brasil deveria dar o exemplo e contribuir seja lá quanto for, mas participar dessa cesta de boas ações trazidas pelo Papai Noel nesse mês.
O Brasil está crescendo sim, mas vejo aqui uma necessidade quase política de fazer tudo errado, assim foi à questão levantada por Marina Silva hoje na Dinamarca, segundo a pré-canditada do PV a presidência da Republica, o Brasil vai dar mais tempo para o desmatamento e as queimadas acontecerem sem serem fiscalizados. A proposta do governo é que os proprietários rurais regularizem suas áreas sem serem fiscalizados até 2012, quando estarão a lei entrará realmente em vigor, dando mais tempo para desmatar sem serem incomodados.
Será que alguns senhores da política não viajam de avião pelo país, ou não tem tempo para olhar pela janela enquanto conta os maços de dinheiro, a quantidade de queimadas conscientes feitas todos os dias em várias partes do nordeste por exemplo, será que esses interesses políticos de bancadas ruralistas nunca serão realmente confrontados?
Um passeio sobre o aquecimento global
domingo, 29 de novembro de 2009
Integração total
foto:
paulo michel nunes











